domingo, 6 de maio de 2012


A PEDAGOGIA NO SÉCULO XIX


Pestalozzi - 1746-1827

Johann Heinrich Pestalozzi, suíço-alemão nascido em Zurique, atraiu a atenção do mundo como mestre, diretor e fundador de escolas. Suas obras principais são Leonardo e Gertrudes (1781), e Gertrudes instrui seus filhos (1801). Embora suas atividades tenham se iniciado no século XVIII, elas amadureceram no começo do século XIX, por isso suas teorias são abordadas junto com outras do século XIX.

Estudioso de Rousseau, Pestalozzi sempre se interessou  pela educação elementar, sobretudo das crianças pobres. Em 1774, fundou uma escola que recolhia órfãos, mendigos e pequenos ladrões. Com avançada concepção, que aliava a formação geral e profissional, tentou reeducá-los recorrendo a trabalhos de fiação e tecelagem. A experiência durou apenas cinco anos, por que o jovem educador não conseguiu  mantê-la financeiramente.
   Em 1799, em um castelo perto de Berna, fundou um internato, depois transferido para Yverdon, ode funcionou de 1805 a 1825. De toda parte estudiosos e autoridades vinham conhecer o seu trabalho.
   Pestalozzi é considerado um dos defensores da escola popular extensiva a todos. Reconhecia firmemente  a função social  do ensino, que não se acha restrito à formação do gentil-homem. Além disso. ao povo não se destina apenas a simples instrução, mas sim a formação completa, pela qual cada um é levado à plenitude do seu viver.