quarta-feira, 28 de março de 2012

JOHN LOCKE: A FORMAÇÃO DO GENTIL - HOMEM

John Locke - Viveu no século XVII
Seu pensamento exerceu grande influência nos séculos seguintes por causa das concepções sobre o liberalismo e a teoria empirista  do conhecimento. Merce destaque sua pedagogia expressa em Pensamentos sobre educação.
Ao criticar o racionalismo de Descartes, Locke desenvolve uma concepção da mente infantil e da educação, enfatizando o papel do mestre ao proporcionar experiências fecundas para uxiliar no uso correto da razão.
  1. Locke lamenta a ênfase no latim e o descaso com a língua vernácula e o cálculo;
  2. Sua pedagogia realista recusa a retórica e os excessos de lógica, ressaltando o estudo de história, geografia, geometria e ciências naturais;
  3. Valoriza a educação física e, como médico e de saúde frágil, dá inúmeros conselhos para o fortalecimento do corpo, aumento da resistência  e do autodomínio;
  4. Os jogos constituem excelentes auxiliares na educação, como exercício físico, desafio de possibilidade de superação dos próprios limites;
  5. Como representante da cultura burguesa, valoriza o estudo de contabilidade e escrituração comercial,numa preparação ais ampla para a vida prática;
  6. recomenda a prendizagem de algum ofício, como jardinagem ou carpintaria, sem que isso signifique valorizar o trabalho manual como tal, mas como necessidade de desenvolver uma atividade qualquer, segundo a perspectiva  da escola ativa;
  7. Os fins da educação concentram-se no caráter, muito mais importante que a formaçao intelectual, embora esta não devesse absolutamente ser descuidada;
  8. Ao contrário de Comênio, Locke não defende a universalização da educação. Para ele, a formaçao dos que irão governar e a daqueles que serão governados deviam ser diferentes configurando-se assim o caráter elitista  da sua pedagogia. 


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